quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O amor é líquido ou...?

Bauman escreveu sobre a fragilidade doa laços humanos...e chamou nossas relações "consumistas" de "amor líquido". Estava pensando se o sociólogo polônes não estaria agora, com seu grande charuto, em meio a nuvens  e nuvens de fumaça a pensar se o amor seria mesmo "líquido". Poderia ser gasoso, volátil, como qualquer fumaça de charuto, como um sopro e os laços humanos, bonitinhas e frágeis bolhas de sabão...so cute! 

É, escrevo para pensar no amor! nos amores nossos de todos os dias, ou aqueles de anos que não esquecemos, que não se dissipam, amores densos ou leves e até aquelas paixões de alguns dias que secretamente ficam guardadas em algum lugar da gente, espero virar um Amor, com A maíusculo! Agora me pergunto, por que essa necessidade toda do Amor? do amor que nos redime, que nos torna melhores (é?), que nos eleva quase à condição de seres celestiais com o simples olhar do outro. Esse amor existe? 

Pra aqueles que insistem na alma gêmea digo: não encontrarão aqui nenhum consolo, é melhor procurar uma agência dessas casamenteiras, um site de relacionamentos...é, vá em frente...eu, por enquanto, não sou gêmea de ninguém, e aliás, isso de ser gêmeo deve ser bem cansativo!

Mas bem, volto ao motivo deste texto: pensar o amor. Será o amor um sentimento tão nobre? será ele leve ou denso? ele nos faz mais felizes e melhores ou completamente enlouquecidos e irracionais? Bom, sem cair nos dramalhões mexicanos, nem em Romeus e Julietas convido aqueles eternamente enamorados que amam o amor para compreender porque é tão dificil vivê-lo em uma sociedade tão volátil! É difícil amar? porque as pessoas tem medo do amor? quando estamos amando ou nos apaixonando? como reconhecer os encantos de Eros...?

Numa sociedade tão plástica, tão descartável, onde empilhamos montanhas e montanhas de conquistas como um lixo não reciclável, onde fica o amor? onde fica o gostar? como gostar de alguém? São minhas dúvidas com relação à real eficiência do trabalho do Cupido que me trazem aqui...é, ele deve estar bem frustrado e Bauman ultrapassado!

2 comentários:

  1. Xuxu,

    primeiro post mttt legal. É mt louco pensar que só o amor salva, mas também é inquietante o seu poder de seduzir e fazer sorrir. Ah acho que Bauman econtrou seu par perfeito no cupido e suas flechas cheias de devaneios.

    ResponderExcluir
  2. Não venho aqui falar de amizade, paixão e casamento, mas do CONTEÚDO que pode apresentar e ser construído DENTRO destas possíveis relações.
    Podemos escolher ficar uns solteirões e auto-suficientes, bem-seguos de si, nesta pretensiosa trilha que por vezes, mal somos capazes de vislumbrar com fé e coragem, e que acaba nos fazendo apenas carne e osso e, no final, só nos restando a condição de pó - isto é - de "lama seca", a mesma que nos corrói por dentro e por fora, mas em diferente estado da matéria, menos densa.
    Estamos imersos num dia-a-dia que se repete indefinidamente em que não sabemos ao certo de onde viemos, o que queremos e para onde vamos.
    Ou é porque sabemos o que querer, sentir e desejar, mas procuramos enquadrar a vida e as pessoas em esquemas pré-concebidos - preconceitos - de nossa consciência que se quer independente do mundo, mas foi constituida numa educação que não nos deu a chance de escolher.
    Não tivemos escolhas, mas a partir do momento que tomamos consciência disso, podemos começar a fazê-las, assumindo todos os benefícios ou riscos que elas nos impõem, descobrindo realmente "as dores e as delícias de ser o que somos", mas colocando-nos num eterno "vir-a-ser" nunca acabado, e que sempre pode aprender mais. Ser mais! E não ser menos.

    ResponderExcluir